quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Artigo: Educação - Pedagogia do Abraço

O carinho é sempre um dos melhores ingredientes para uma boa educação e para a conquista do respeito entre educadores e alunos. No contexto atual há muitas tentativas de promover o antagonismo entre este entes do processo educativo, pois na sociedade moderna o que importa é o diploma e o professor é geralmente um fator de entrave na conquista do tão sonhado documento de conclusão dos estudos.

Não se trabalhou até hoje uma perspectiva de entendimento de que professores e alunos são cúmplices do processo educacional e no seio da família a preocupação é principalmente com a nota em detrimento da formação moral e da geração de um conhecimento autônomo e estimulador do pensar. Neste processo é importante que a sociedade mude urgentemente o conceito de escola e procure engajar suas partes mais importantes (professor e aluno) como parceiros e não como seres antagônicos sempre dispostos a passar a perna no outro.

Diante dessa reflexão é importante que a escola oportunize espaços para uma maior aproximação entre professor e aluno, uma aproximação respeitosa e colaborativa que procure essencialmente dar aos dois oportunidades de reflexão sobre prática, responsabilidade, respeito e construção do senso crítico.

A escola deve desenvolver espaços para entendimento fraternal entre professores e alunos e tirar a ideia de hierarquia rígida e inflexível. O processo de geração de carinho entre professor e aluno é vital para o desenvolvimento do aprendizado, pois só aprendemos o que nos dar prazer.

A escola deve se tornar espaço de verdade e sinceridade e os professores e alunos devem caminhar juntos em busca de um processo de entendimento da importância da educação e do processo de geração de aprendizado.

O cumprimento fraternal é vital para educadores e educandos sentirem-se próximos e desenvolverem respeito mútuo no caminhar pedagógico. Desta forma, a escola estará, antes do conhecimento teórico, gerando oportunidades de criar valores como cooperação, fraternidade, respeito e segurança que os indivíduos do processo ensino-aprendizagem constroem no dia-a-dia.

Para isso é preciso incentivar a formação de valores no contexto da escola entre todos os que a fazem para que estes entendam-se como companheiros na jornada da vida que têm seus percalços mas é sempre maravilhosa em todos os sentidos. A escola deve se pautar numa lógica de desenvolvimento de valores que devem envolver a todos os que a fazem num sintoma lógico de construção de um conhecimento partilhado e dividido.

É importante que haja sobretudo respeito no processo de ensino-aprendizado o que certamente diminuirá a burla, o não cumprimento de prazos e a má qualidade nos trabalhos escolares e no processo avaliativo. Os professores e todos os que fazem a escola devem entender - se como companheiros fraternos e não como seres antagônicos em suas práticas e ações.

Entre os principais aspectos da Pedagogia do Abraço podemos citar que é importante cultivar nas relações intra e extra-escolares aspectos de solidariedade, respeito ao próximo e colaboração que são valores éticos fundamentais para um bom desenvolvimento das relações que se dão no cotidiano da escola.

É vital que se promova na escola sempre oportunidades de discussão das relações entre indivíduos para que tal processo se amplie para outros setores da sociedade.

É fundamental que a escola seja aberta à comunidade e a outros setores da vida social para difundir valores e dar compreensão plena do mundo que se vive e entendimento dos dilemas que se dão na vida diária.

Como sub-sistema da vida social a escola deve entender todos os dilemas da sociedade compreendendo os problemas que afetam a vida dos jovens nos dias de hoje para saber o contexto em que os mesmos estão inseridos para analisar os fatores que têm promovido atitudes de indisciplina, rebeldia e conflitos no contexto escolar.

É importante que os valores éticos sejam enaltecidos como ações interdisciplinares que promovam sempre a discussão dos dilemas que afetam os jovens da escola e que afastam professor-aluno. A escola deve ser pautada em uma lógica de entendimento e de estabelecimento de pactos de convivência que são fundamentais para o entendimento e para a construção de relações de companheirismo, formação ética e desenvolvimento de trocas mútuas de afeição que poderão certamente contribuir para um bom aprendizado e para um melhor aproveitamento dos conteúdos e/ou formação do conhecimento.

Não podemos desprezar o processo de relações no contexto da escola e temos que priorizar a formação de valores que devem sempre permear o processo de geração de aprendizado e conhecimento autônomo.

Como processo de geração de relações o conhecimento deve ser partilhado e construído de forma cooperativa para dar aos personagens do ambiente escolar oportunidades de desenvolver cooperativamente ações de cumplicidade na geração do conhecimento individual e coletivo. Cada educador deve cultivar processos de formação ética e de relações afetivas para que todos sejam cúmplices de um novo mundo pautado pela honestidade, pela amor mútuo e, principalmente, pela certeza de gerar oportunidades de crescimento e formação para o bem de todos que fazem o ambiente escolar.

Ser solidário e respeitoso com o aluno pode contribuir plenamente para um processo de aprendizado mais prazeroso e mais eficiente. É importante sempre desenvolver na prática docente oportunidades de relações afetivas e de respeito mútuo para o bem da educação e dos diversos elementos que dela fazem parte.

Francisco Djacyr Silva de Souza é
professor, mestre em educação e escritor

Jornal Tododia - Campinas - 02/12/2009

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