sábado, 7 de agosto de 2010

Artigo - Educar: ato de amor

Publicado no Jornal Comércio da Franca, de 07/08/2010

Segundo o educador suíço João Henrique Pestalozzi, a educação é ‘um ato de amor’. Alinhado ao mesmo pensamento, o psiquiatra brasileiro de descendência nipônica Içami Tiba, escreveu o livro Quem ama, educa. Vê-se, pela manifestação dos entendidos, que educação e amor estão intrinsecamente ligados. Vale dizer: o verdadeiro processo educativo é permeado de amor.

Idêntica é a opinião do pedagogo Rubem Alves quando diz que há uma diferença entre professores e educadores. Os primeiros - afirma - são como eucaliptos. Uniformes, encontram-se em qualquer lugar. Os segundos, são jequitibás, não se encontram facilmente. A diferença entre ambos, é evidente e situada na capacidade de amar. Não só a profissão, mas, sobretudo, o educando. E ninguém está mais capacitado para amar/educar que os pais. São eles os encarregados por Deus para a impostergável e intransferível tarefa.

Segundo a Doutrina Espírita, é no lar que o espírito encontra as condições ideais para a realização do processo evolutivo. Cabe aos pais a tarefa de mostrar os caminhos, de revelar as Leis de Deus e, pelo amor, incutir no espírito recém chegado os sentimentos nobres que o ajudarão na caminhada. Foi o que fez o Mestre Jesus. Aliás - relembremos - Mestre foi o único título que Ele aceitou. Foi, é e sempre será o Mestre Divino a atender nossas necessidades evolutivas.

Agora, o Governo Federal quer aprovar Lei propondo a proibição da palmadinha que os pais, a pretexto de educar, queiram aplicar nos seus filhos. Esta lei será complemento a proibir a violência, a pancadaria, a surra, enfim, a agressão às crianças. Por este lado, a lei é bem vinda, porquanto inibe a execrável prática da violência contra crianças indefesas. Por outro, uma simples palmada, com amor, não é lamentável violência. O difícil é saber o limite, posto que este deve ser o último recurso, nunca o primeiro. O que a lei deve evitar é colocar os filhos contra os pais. Sim, porque qualquer repreensão poderá ser encarada como violência. Evidentemente que não somos favoráveis à violência. Entretanto é preciso que os pais não abdiquem da educação dos filhos que, nos últimos tempos, tem sido mercerizada para domésticos, escolinhas e/ou televisão.

É imperiosa a necessidade dos filhos reconhecerem os limites e a autoridade moral dos pais, fatores necessários a saudável convivência em sociedade. E só há uma maneira de os pais terem autoridade (não é autoritarismo!) em família: pelo exemplo. Não é pelo palavrório, pela pancadaria, pela imposição que os filhos serão convencidos. Além disso, o ensinamento também pode convencer, mas somente o exemplo arrasta, conforme nos diz Emmanuel.

Assim, se os pais desejam realmente educar os seus filhos, que seja com amor, isto é, que, pelo amor, exemplifiquem ante os filhos as virtudes que apreciam. De que adianta combater nos filhos a mentira, por exemplo, se fazemos da mentira, da dissimulação, hábito corriqueiro de nosso viver. De que adianta falarmos do respeito, da responsabilidade, se somos incapazes de respeitar um simples sinal de trânsito! Já se foi a era do ‘faça o que eu mando, não faça o que eu faço’.

Felipe Salomão
Bacharel em Ciências Sociais e diretor do Idefran
(Instituto de Divulgação Espírita de Franca)

Nenhum comentário: