sexta-feira, 7 de maio de 2010

Artigo - Só as mães sabem

Publicado em 07/05/2010, na Gazeta de Piracicaba

Existem coisas que só as mães sabem. A sabedoria materna sabe fazer com que um filho consiga sentir, mesmo que distante que está sendo abraçado por sua mãe. Só mães possuem aquele carinho que de verdade traz alívio às dores dos filhos e mães fazem do lar um ninho construído com muito empenho e carinho, mesmo sabendo que os filhos voarão e deixarão esse ninho vazio.

Mães têm o poder mágico de transformar um grupo de pessoas em família. Mandam mensagens sem precisar falar e conseguem enxergar o que os filhos querem através de seus olhos. Mesmo longe, mães conseguem enxugar as lágrimas dos filhos e, quando ainda são crianças, somente elas conseguem fazer com que os monstros do quarto se tornem inofensivos para que os filhos possam dormir em paz.

Mães conseguem transformar momentos difíceis em bons momentos pois elas sempre acham um caminho.

Quando ainda não somos mães não temos a dimensão exata do amor materno. Ouvimos falar que é o maior amor do mundo mas só teremos a dimensão desse amor quando nos tornarmos mães.

Quando olhamos para aquele serzinho indefeso, abrindo os olhos para o mundo e totalmente dependente de nossos cuidados, do nosso afeto e carinho, a dimensão de amor materno começa a ficar mais clara para nós mulheres. E, como não nascemos mães temos que passar por um aprendizado belo mas nem sempre fácil da maternidade.

Sofremos com incertezas, com choros não definidos de nossos filhos, com a renúncia que temos que fazer para podermos exercer o papel de mãe, enfim é uma transformação imensa em nossa vida a chegada de um filho.

Quando crescem, outras incertezas aparecerão. Escolhas diante da vida, das quais teremos apenas um papel coadjuvante, sofrimentos que virão para os filhos e, como mães, nem sempre podemos ou devemos poupá-los. Medos de mãe aparecerão também. Ansiedade de esperar por filhos que saíram e ainda não voltaram para casa.

Ver e deixar um filho alçar vôo não é nada fácil. Mães gostariam de ter eternamente o papel principal na vida de seus filhos mas, é preciso sabedoria para deixá-los viver e sofrer suas próprias experiências.

Que nesse dia especialmente dedicado às mães, os filhos consigam entender que muitas coisas só elas sabem. Que valorizem suas mães muito além de um presente material porque mãe é aquela que não tem hora marcada e nem tempo de acabar, pelo menos no coração dos filhos.
Varuna Viotti Victoria, pedagoga

Nenhum comentário: