domingo, 23 de maio de 2010

As qualidades dos bons professores

Publicado em 23/05/2010, em Opinião, na Gazeta de Piracicaba

Dois livros sobre educação, um de autoria de Steven Farr e outro de Doug Lemov trazem em seu conteúdo inovações e análises sérias sobre o desempenho de professores em sala de aula e a relação desse desempenho e o aprendizado dos alunos.

A revista Época, trouxe recentemente uma reportagem sobre as qualidades que diferenciam um bom professor de um ótimo educador. Essa análise também baseada nos dados dos livros desses dois autores, reforça a importância do bom professor no processo de ensino e aprendizagem.

Para fazer o seu livro, Lemov tentou identificar através de pesquisas quais são os professores de sucesso e o que os torna diferenciados de outros numa escola.
Punir os maus professores e premiar os bons, diferenciar salários, pagando mais ao professor que sem empenha para ser cada vez mais eficiente são algumas sugestões dadas pelos dois autores dos livros mais discutidos e analisados no momento sobre qualidade no processo educativo.

Algumas qualidades são cobradas como essenciais para que um professor consiga fazer com que seus alunos aprendam melhor:

- Olho no professor: os alunos não devem anotar nada enquanto o professor explica a matéria.Todos os olhos devem estar voltados para ele. O fato das canetas estarem descansando sobre as carteiras melhora a atenção dos alunos, desde que o professor consiga fazê-los olhá-lo o tempo todo em que explica a matéria.

- É certo só se estiver 100% certo: o professor deve continuar perguntando a mesma coisa para o aluno até que ele dê um resposta 100% certa.

- Não vale não tentar: não aceitar não sei como resposta e conduzir o aluno à resposta certa é uma das técnicas mais simples para motivar o aluno a aprender. Manter uma expectativa alta em relação ao aluno é fundamental para seu sucesso.

- Para fisgar o aluno: apresentar um novo tópico da matéria de um jeito diferente. Usar iscas como histórias, trechos de filmes ou propor um pequeno desafio.

- O jeito certo de fazer perguntas:em vez de fazer uma pergunta para toda classe responder escolher quem vai dar a resposta. Isso checa o que cada aluno aprendeu sobre a matéria dada:

- O lado positivo da bronca: usar frases positivas na hora de chamar atenção do aluno. Faz uma enorme diferença dizer por favor, eu preciso que você olhe para frente em vez de dizer não olhe para trás;

- Circulação pela sala: enquanto explica a matéria o professor deve circular pela sala pois isso demonstra proximidade dele com os alunos. Deve aproveitar a caminhada para fazer perguntas individuais:

- A hora certa de elogiar: o elogio só deve vir quando o aluno fizer mais do que lhe foi pedido. Os professores excelentes fazem uma distinção precisa entre o que o aluno aprendeu dentro das expectativas e quanto ele as superou.Se um aluno cumpre uma tarefa como a de manter a carteira limpa, o professor pode dizer: obrigado por fazer o que eu pedi em vez de dizer excelente trabalho! A banalização do elogio tem um efeito destrutivo no longo prazo. O elogio por atitudes básicas acaba fazendo com que o aluno perca a confiança de que ele possa fazer algo extraordinário. Essas são algumas técnicas que, os autores desses dois livros sugerem como forma de manter um processo educativo mais rico e eficaz. Eu, acrescentaria também o amor real pela bela mas árdua tarefa de educar.

Varuna Viotti Victoria, pedagoga

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