domingo, 5 de abril de 2009

Escola de Pais, por Cidinha de Souza

Perante aos pequenos - A criança é um capítulo especial no livro de seu dia-a-dia

O amanhã se constrói no agora. Este é o mote da Evangelização Infantil e consequentemente da Escola de Pais.

Educar os filhos é uma arte que exige paciência, dedicação e muito amor. Deus possibilitou a cada pai, a cada mãe, a felicidade de, através da educação, poder contribuir com a evolução moral, espiritual e intelectual de seus filhos.

Em todos os sábados, meus encontros com pais e mães são sempre uma alegria, pois tenho a possibilidade de compartilhar todas as suas experiências. No início, ao ser convidada a dirigir a Escola de Pais, questionei-me muito de como seria meu diálogo com os pais, principalmente por não ter a experiência “biológica” de ser mãe. Intuitivamente, eu sabia que não poderia fugir do que já tinha me proposto a fazer.

Como trabalho há 8 anos com crianças e jovens, e tive a oportunidade de ser evangelizadora das turmas do Primário, Intermediário e Pré-Mocidade, adquiri experiência através da convivência com as crianças, o que tem me ajudado muito no relacionamento com os pais.

Aprendi a observá-los melhor e descobri que na maioria das vezes necessitam ser amparados, auxiliados com amor e carinho, antes mesmo que seus filhos.

Saibamos educar nossas crianças a luz do Evangelho de Jesus, ensinando-os a amar aos outros e não apenas a si mesmos, para que no futuro possam amar a todos indistintamente.

De acordo com Allan Kardec: “educação é o conjunto de hábitos adquiridos”, portanto, a renovação da humanidade só se processará com o exemplo dos pais. No lar o exemplo será sempre a força mais convincente; nenhum pai terá força de bem educar seus filhos se não der o bom exemplo de suas atitudes. Educar é amar, por isso Pestalozzi não cansava de nos recomendar: “O amor é o fundamento eterno da educação”.

Não esqueçamos, a mente infantil dar-nos-á de volta, no futuro, tudo aquilo que lhe dermos agora.

Nenhum comentário: