sábado, 5 de junho de 2010

Artigo - Nas estrelas

Publicado em 05/06/2010, no Comércio da Franca

A televisão Globo vem apresentando a novela "Escrito nas Estrelas', de autoria da escritora Elizabeth Ghin. A novela tem uma temática declaradamente espiritualista e explora veios relacionados com a Doutrina Espírita, como a imortalidade, comunicação dos espíritos (mediunidade) e reencarnação.

É evidente que estes temas não são criação do Espiritismo. Já eram do conhecimento da humanidade antes que a Doutrina Espírita fosse codificada. Entretanto, somente com o advento do Espiritismo é que as Leis inerentes a estes temas foram reveladas e devidamente entendidas. O papel importante do Espiritismo é reunir toda a temática básica da Doutrina e torná-la conhecida da humanidade; e sem proselitismo, isto é, sem forçar ninguém a aceitar seus postulados. Oferece o conhecimento mas deixa a cada um a decisão da escolha.

E quais são os postulados do Espiritismo? São 6, os principais: Deus, Imortalidade do Espírito, Comunicabilidade dos Espíritos, Reencarnação, Pluralidade dos Mundos Habitados e Moral Evangélica, segundo o que nos ensinou Nosso Mestre Jesus. E, neste último aspecto é que está o grande papel esclarecedor e motivador da Doutrina Espírita. Sim, porque, conforme nos ensina Allan Kardec na Codificação, 'Conhece-se o Verdadeiro Espírita pela sua transformação moral'. Assim, espírita não é o que frequenta o centro, que ouve ou pronuncia palestras, que toma passe, que usufrui da água fluidífica. Espírita, verdadeiramente, é o que aplica em si próprio os princípios redentores da Doutrina. É por isso que vemos muitas pessoas aderindo a alguns postulados da Doutrina, como por exemplo à mediunidade, à reencarnação, e que, contudo, não se podem dizer espíritas.

Estas pessoas querem continuar com os seus antigos hábitos e milenares vícios sem comprometimento com a mudança. Do que adianta dizer-se reencarnacionista, sem tentar viver como espírito reencarnado, em luta consigo mesmo, fazendo o 'bom combate', como diria o Apóstolo Paulo.

Entretanto, é bom que a novela aborde aspectos da Doutrina. Que fale de espiritualidade e Espiritismo despertando o homem para uma realidade que tem sido negligenciada pela própria TV, muitas vezes a maior indutora ao materialismo, no seu viés consumista, do oportunismo.

É bom que a TV mostre cenas do mundo espiritual alertando para a sobrevivência do espírito, acordando o homem para a outra dimensão da vida. Assim, quem sabe, acordando da letargia em que se encontra, possa construir um mundo melhor segundo o desejo do Senhor. Um mundo de irmãos, governado pela fraternidade.

Felipe Salomão
Bacharel em Ciências Sociais e diretor do
Instituto de Divulgação Espírita de Franca (IDEFRAN)

Nenhum comentário: