sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Artigo - A bela e difícil arte de ensinar

Artigo publicado na Gazeta de Piracicaba, em 15/10/2010:

Varuna Viotti Victoria

Em qualquer tipo de trabalho é possível ter sucesso mesmo que não se goste muito do que faz.

Quando falamos porém de educar seres humanos este sucesso só pode ocorrer se quem educa ama de fato o que faz. Quando trabalhamos em especial com crianças este amor à profissão torna-se ainda maior. Não dá para fingir que gostamos de crianças porque elas percebem que é falso e não correspondem ao adulto que finge ter este amor.

Em outras áreas profissionais é até possível exercer uma profissão de forma adequada e ter sucesso mesmo que não haja um gostar verdadeiro pelo trabalho. Mas, quando educamos crianças e jovens é preciso amar muito o que fazemos.

Alguém pode até exercer bem tecnicamente o trabalho de ensinar seres humanos mas, certamente, por mais técnica e conhecimento que um adulto tenha sobre educação o resultado final esperado por quem educa nunca será o mesmo daquele obtido por um professor que ama o que faz.

O amor pela educação traz uma vontade muito maior de transformar através da arte de participar do aprendizado de alguém. O conhecimento técnico nunca vai ser suficiente para modificar comportamentos por ex, se o professor não tiver real vontade de ajudar nesta transformação. E a vontade não será suficiente se não houver amor pela profissão.

Quem assistiu o filme "Vem dançar" teve a oportunidade de sentir como o amor pelo ensino é capaz de transformar para melhor as pessoas. Este filme retrata um fato verídico acontecido nos Estados Unidos, no qual um professor de dança de salão, que tem uma academia particular de dança, conhece casualmente um jovem extremamente rebelde, que estava danificando o carro da diretora de seu colégio e resolve ir até à escola para conhecer a realidade daqueles jovens. Trata-se de uma escola de alunos difíceis que ficam confinados após as aulas por não terem condições de conviver socialmente pois apresentam sérios distúrbios comportamentais.

Este professor de dança resolve que vai tentar mudar a vida destes alunos através de aulas voluntárias de dança de salão. Faz a proposta à direção da escola, que a princípio ri muito de sua ideia ousada mas resolve dar-lhe uma chance. Os primeiros contatos com aqueles jovens rebeldes e sem esperanças na vida são terríveis. Eles só gostam de dançar rap, funk e o professor quer ensinar-lhes bolero, tango, etc.

Com a persistência deste professor voluntário, aos poucos, estes alunos rebeldes vão se interessando pela dança, vão ao mesmo tempo criando vínculos com alguém que realmente, sem interesse algum se importa com eles. Acabam se tornando ótimos dançarinos e até participam brilhantemente de um torneio de dança na cidade. Enquanto aprendiam as danças estes jovens foram descobrindo seus valores como pessoas, foram se transformando por causa deste professor que ama o que faz.

O filme mostra como o poder da educação certa é forte. Mostra que não basta apenas rotular maus alunos sem fazer nada para modificar comportamentos negativos.

O filme é baseado em um fato verídico e estas aulas de dança foram ampliadas e estendidas para várias escolas e os resultados estão sendo muito bons.

Este professor não apenas aproveitou adequadamente o gosto pela dança deles mas também lhes mostrou que poderiam aprender novas danças e que através delas, poderiam crescer como pessoas e se valorizar muito mais.

Que neste Dia do Professor, todos nós educadores tenhamos consciência plena do quanto é importante amar a difícil arte de educar e educar é isto: transformar a vida de pessoas para melhor.
Varuna Viotti Victoria - pedagoga

Nenhum comentário: