quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Artigo - A Semana da Criança

Artigo publicado na Gazeta de Ribeirão, de Ribeirão Preto, em 14/10/2010

Nelson Jacintho

A criança merece ter um dia para ser comemorado porque entre os seres vivos, ela é o que mais nos mostra vontade de viver. A criança tem energia, tem vontade, tem alegria de viver. A criança tem vida exalando por todos os seus poros. Claro está que estou falando de uma criança ideal, uma criança que todo o pai gostaria de ter.

Infelizmente o que vemos hoje em dia é uma criança que eu poderia de chamar de miniatura de adulto. Por quê? Alguém diria. Porque a criança atual é uma criança cheia de responsabilidades, que não tem tempo para nada. A criança de hoje vai, ou é transportada para os mais diversos lugares durante o dia. Ela vai ao colégio, à aula de recuperação, à aula de inglês, à natação, ao balé, à aula de computação. Esqueci de alguma obrigação? Tenho certeza de que há crianças que fazem mais do que eu acabei de enumerar. Algum pai deve estar falando: ainda tem o judô, o kung fu e as aulas de ginástica dos colégios! Há mais alguma obrigação da criança atual? Com certeza deve haver!

Ao iniciar esta crônica me lembrei do meu tempo de criança, quando cresci correndo atrás da bola de pano, jogando com as bolinhas de gude (bolinhas de vidro), brincando de pique, de cabra cega. As meninas brincavam de amarelinha, de jogar peteca, de pular corda, de brincar de boneca! Nós fazíamos tudo isso e sobrava tempo para sermos bem educados pelos nossos pais, para estudarmos, para decidirmos o que queríamos ser quando adultos, para crescermos felizes e sem conflitos. Sabem por quê? Porque tínhamos os pais ao nosso lado, ajudando-nos, orientando-nos. Onde estão os pais de hoje?

Voltando à criança atual, nós verificamos que essas crianças, pequenos adultos em miniatura, como disse, carregam uma carga de responsabilidade quase que impossível de ser carregada. A diversão da criança atual fica no teclado do computador, na tela do monitor e da televisão. Enquanto o cérebro se desenvolve dirigido por apenas um estímulo, os músculos sofrem a atrofia da inércia. As crianças não sabem o que serão no futuro porque não têm tempo para pensar nele, nem a presença dos pais para orientá-las. de sua aptidão por falta de conhecimento.

O mundo está ficando muito severo com as crianças! A criança tem que voltar a ser criança, para que o mundo volte a ser feliz!

 
Nelson Jacintho pertence à Academia Ribeirão-pretana de Letras e é
coordenador do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Doutor Carlos Roberto Caliento

Nenhum comentário: